Tabela de conteúdos

Mangueira - Mangifera indica

A Mangueira (Mangifera indica) é uma árvore da família Anacardiaceae, nativa do sul e do sudeste asiático, desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida no Brasil, no século XVIII. www.jardineiro.net_wp-content_uploads_2011_05_mangifera_indica1.jpg

Características

As mangueiras são grandes e frondosas árvores, podendo atingir entre 35 e 40 metros de altura, com um raio de copa próximo de 10 metros. Suas folhas são perenes, entre 15 e 35 centímetros de comprimento e entre seis e 16 centímetros de largura.Quando jovens estas folhas são avermelhadas, passando a verdes quando crescidas. As flores são diminutas, cor de creme, em inflorescências paniculadas nas extremidades dos ramos. Seu fruto, a manga, é de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende da variedade cultivar. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. São tantas que seu perfume é sentido a boa distância. (Wikipedia)

Época de frutificação e florada

O ciclo produtivo da mangueira, em condições normais, completa-se entre os meses de novembro e janeiro. O clima semi-árido do Nordeste brasileiro, contudo, permite a produção de manga em qualquer época do ano, sob quaisquer condições de umidade do solo.

Cultivo

As sementes, quando plantadas em solo fértil e bem irrigado, podem germinar com facilidade e originar novas árvores de crescimento rápido nos primeiros anos. Desta forma a mangueira tem se disseminado pelas formações vegetacionais nativas no Brasil, e apresentam uma ameaça à vegetação nativa quando sua cultura não tem o manejo adequado.

Aves atraídas pela planta

Psitacídeos, sanhaços, gaturamos, gralhas e sabiás, entre outras.

Ocorrência

Nativa do sul e do sudeste asiático, desde o leste da Índia até as Filipinas, foi introduzida com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique, Portugal e Espanha. Cultivada em todo o território brasileiro.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manga_(fruta)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mangifera_indica (árvore)